quarta-feira, 22 de novembro de 2023

22 DE NOVEMBRO - DIA DO MÚSICO

Nas lembranças da Rua Padre Abath, a famosa Rua da Lama, entre sonhos e realizações, conta-se a história de Manuel Gomes dos Santos, músico, baterista e ritmista brejo-santense, mais conhecido como "Chibata Baterista" e adotou o nome artístico de "Nego Nhô" ou “Sinhô”.


Quando tinha onze anos, um grupo de jovens ao passarem em frente à sua casa, chama a sua atenção, pois desfilavam alegremente, tocando diversos instrumentos musicais, e essa imagem não saiu mais da cabeça do menino, pois naquele momento, o garoto foi arremetido pelo desejo em aprender a tocar um instrumento musical. Começou a tocar em tudo o quanto via, como tampas de panelas, frigideiras, cadeiras, etc., descobrindo a magia dos sons, timbres e ritmos que a música proporcionava. Um dia, um amigo o convidou para aprender a tocar instrumentos de verdade e, a partir daí, Chibata iniciou sua experiência musical, participando de atividades relacionadas à música.


Aos treze anos, realizou sua primeira apresentação artística e desde então nunca mais parou. Fez cursos de confecção de instrumentos de percussão e buscou aprimorar sua capacidade de executar novos ritmos e cadências. Hoje ele fabrica e toca seus próprios instrumentos. Para criá-los, escolhe materiais de alta qualidade, porque, segundo ele "para se ter um bom som, é preciso um instrumento de ótima qualidade". É através de sua arte, que o menino que antes ficava hipnotizado pelos sons daqueles garotos aleatórios que passaram batucando em um dia qualquer na Rua da Lama, agora domina os sons dos tambores e tornou-se professor de música, repassando aos alunos o conhecimento adquirido ao longo anos, por gerações que se sentiram tão atraídas pela arte musical quanto ele, além do que, toca com alegria e realização pessoal de seus conhecimentos. Sua carreira como músico, consta sua participação nos seguintes grupos musicais de Brejo Santo: Beleza Rara, Só Beber Sem Vomitar, Nóis e Os Caba, Delírios do Pagode, Grupo Reggra 3, Los Samba, Banda de Música Maestro Olívio Lopes Angelim, Banda do bloco carnavalesco O Cabeção, DR Music e Os Hábeis do Ritmo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário