quinta-feira, 13 de julho de 2023

Uma casa de Cultura para o Cariri: 10 Anos do CineTeatro Municipal Professor Júlio Macêdo Costa, de Brejo Santo

Por David Junior 

Secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Brejo Santo 



Há 10 Anos, enquanto várias cidades brasileiras iniciavam processos de fechamentos de seus equipamentos culturais, em Brejo Santo nascia uma casa de Cultura, que é hoje referência para o Cariri. 


O CineTeatro Municipal Professor Júlio Macêdo Costa completa, neste 13 de julho de 2023, uma década de existência e de dedicação à cultura e às artes na cidade de Brejo Santo. Este marco é mais do que um simples aniversário, é uma celebração da perseverança, do talento e do poder transformador que um espaço de cultura pode exercer em uma comunidade.


A importância de um teatro para a cultura de uma cidade é inegável. Através das artes cênicas, da música, do cinema e de diversas manifestações culturais, um teatro se torna o palco para a expressão dos artistas, um espaço de encontro e de comunhão entre diferentes gerações e uma fonte de inspiração e reflexão para todos os cidadãos.


O CineTeatro Municipal de Brejo Santo, como único teatro público em atividade na região, tornou-se uma referência para o Cariri cearense. Sua inauguração, em 2013, representou a concretização de um sonho coletivo, uma conquista para a cidade e para toda a comunidade artística local, fruto de quem sempre pensou à frente do seu tempo e lutou para ver sua terra crescer, o Deputado Welington Landim, liderando seu filho Guilherme Landim, que era o Prefeito, e o então secretário de Cultura, Miran Basílio. 


Desde então, o nosso CineTeatro tem sido palco de espetáculos teatrais, musicais, mostras de cinema, exposições e uma infinidade de eventos culturais que enriqueceram a vida dos brejosantenses.


Além de proporcionar entretenimento e lazer, o CineTeatro Municipal desempenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento cultural da população. Por meio de oficinas, cursos, workshops e projetos educativos, ele estimula o surgimento de novos talentos e fomenta o acesso à cultura para todos, promovendo inclusão social e transformação pessoal.



Albert Camus nos diz que "sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro" . Essa citação ressalta a importância da arte e da cultura para a vida de uma cidade. Elas são responsáveis por moldar identidades, questionar valores, despertar emoções e construir memórias coletivas. Um teatro, como o CineTeatro Municipal, é o local onde essas manifestações artísticas ganham vida, onde histórias são contadas e onde o público é convidado a embarcar em jornadas emocionantes e enriquecedoras.




Hoje, ao completar uma década de existência, o CineTeatro Municipal Professor Júlio Macêdo Costa é um símbolo de resistência cultural, de superação de desafios e de um compromisso inabalável com a promoção da arte e da cultura. É um espaço que merece ser valorizado, apoiado e celebrado por toda a comunidade. Que possamos reconhecer sua importância e continuar a prestigiar as produções e eventos que ali ocorrem, garantindo assim um futuro ainda mais brilhante para as artes e para a cidade de Brejo Santo.


Viva a Arte! 

Viva a Cultura! 

Viva o CineTeatro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário