quarta-feira, 2 de junho de 2021

19 de Maio - 119 Anos do Padre Pedro Inácio Ribeiro

 

Nascido em Missão Velha, no Cariri cearense, em 19 de maio de 1902, padre Pedro Inácio Ribeiro se ordenou em 17 de abril de 1927 e vindo de Santanópole (atualmente Santana do Cariri), chega à vila de Brejo dos Santos em 1° de janeiro de 1930. Em 20 de janeiro do mesmo ano, realiza a primeira missa na capela de São Sebastião, no povoado da Queimada do Meio (atualmente vila de São Sebastião).


O Padre Pedro foi sempre um pai espiritual para todos os paroquianos. Estava sempre preocupado com os agricultores sofridos, especialmente na época da seca, quando as famílias pobres da zona rural passavam necessidades. Era um entusiasta com a catequese das crianças a quem dedicava um carinho todo especial, participando das aulas de catecismo, levando-as a passear em momentos de lazer, promovendo brincadeiras, além de distribuir moedas e pequenos brindes à criançada.


Evangelizou mais com seu desprendimento das coisas materiais, sua vida de oração, adoração e contemplação; pelo seu testemunho de vida, do que mesmo pelas pregações, embora nunca deixasse de fazer as homilias por mais simples que fosse. A tônica de suas pregações era sempre o amor, a partilha, a vida de santidade. Sua metodologia era a do perdão. Pregava um Deus Pai amoroso, misericordioso. Nunca julgava nem condenava ninguém, pelo contrário incentivava e conduzia à conversão.


Padre Pedro Inácio Ribeiro faleceu em 03 de janeiro de 1973, aos setenta anos e está sepultado na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, onde foi pároco por quarenta e três anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário